quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Traidora!


Você não esteve em meu lugar, mas já teve que fazer uma escolha em que sabia que iria se arrepender pelo resto de sua vida?
Minha fama é de traidora. Alguém que entregou a pessoa amada nas mãos de seus piores inimigos: o meu próprio povo! Má fama é algo que se apega a você como uma tatuagem cobrindo toda a sua alma. Não há mais como se livrar dela.
Traí o homem a quem mais amei em toda a minha vida, acredite se quiser. Como você agiria em meu lugar? Tendo que escolher entre dinheiro e a vida da pessoa amada. Ele era um estrangeiro vivendo em nosso meio, então recebi a proposta. O que você escolheria?
Sim, eu sou Dalila. Ainda me acha uma traidora? Eu receberia 13 quilos de prata de cada líder filisteu caso descobrisse o segredo de sua força.
Então passei noite após noite, em terríveis tentativas, Sansão só me inventava mentiras, e caí em todas elas, delatando minhas intenções. Até que, vencido pelo cansaço e chantageado pelo nosso amor, contou-me seu precioso segredo.
Se tão somente ele tivesse me dirigido o olhar, logo após eu ter mandado arrancarem aquelas suas tranças, tenho certeza que seu olhar me seria de amor. Um olhar de amor após uma traição. Sim, ele amou uma traidora.
Penso que assim deve ser a figura de um herói, um grande guerreiro, um Rei!
Mas a culpa que carrego por ter sido responsável pelos seus olhos furados e, mais tarde, por sua morte, é assustadoramente um alívio.
Sim, porque amando-o e conhecendo-o como amei e conheci, sei de seu prazer em destruir seus inimigos, ainda que fossem meu povo, e do chamado de seu Deus, que cumpriu ao morrer.
Minha família, meu povo, quem sou, o que tenho, nada disse teve sentido sem o toque desse homem apaixonado, forte e destemido e completamente determinado a cumprir sua missão.
Nenhuma outra marca ficou mais fundo gravada em meu coração do que a marca dessa traição.
No fim das contas, não foi Sansão a quem traí, foi a mim mesma e ao fogo que ardia dentro de mim todas as vezes que ele me contava as histórias do seu povo e do seu Deus. Percebi, então, que ao tentar salvar minha família, foi que a perdi, e ao tentar defender meu povo e cultura desperdicei a chance de receber nova vida ao lado do único que verdadeiramente me amou.

Adaptação de Angela Natel

Referências Bíblicas: Juízes 16

Seminário de pastores e lideres - outubro

Amadas, graça e paz

O encontro de lideres e pastores esta chegando, será em Outubro. Vou começar a dialogar com os pastores sobre o cronograma de atividades deste encontro e assim tentar negociar um momento só nosso. Vamos ver se conseguimos esse espaço.
Caso, tenhamos esta abertura, gostaria de pensar na possibilidade de termos um tempo de partilha e troca de experiências e um momento de planejamento estratégico para o primeiro semestre de 2012.
Penso que seria bom, se cada coordenadora regional pudesse preparar uma apresentação de sua regiao e igrejas destacando:
  • Pontos fortes - relacionado ao trabalho desenvolvido pelas mulheres desta regiºao
  • pontos vulneráveis - aqueles que vc sente que precisaria de um maior apoio
  • Uma estimativa numerica de quantas são - na regiao.
  • O que a sua região espera desse grupo - qual a expectativa
Seria uma apresentaçâo de no màximo 20 minutos
Estas informaçoes são interessantes para o momento do planejamento estratégico, que seria um momento de construçao coletiva e de muita oraçºao, onde nossas ideias em sintonia com o Espirito Santo, estaria construindo açoes que de fato venha a contribuir para a construçºao e melhoria do trabalho do Reino de Deus.
Caso tenhamos este espaço garantido, gostaria de saber qual das irmãs esta com disponibilidade para ir a este instituto.
As irmás que coordenam projetos( Angela, Valdeti, Rosalina e Angela Natel), poderiam preparar um material apresentando proposta diante de seu viés de atuaçao. E assim podemos pensar em como podemos usar esses instrumentos de açáo em nossas práticas diarias. A presença de vocês é de suma importancia.
Acho que falei demais. Peço que as amadas, confirmem o conhecimento deste evento, mesmo que ainda esteja formulando uma resposta para o mesmo.
Espero que todas possam ir e que os amados irmaõs pastores viabilizem espaço.
Em Cristo

Valeria alvarenga
pastora da Igreja Evangelica Menonita - Lagoa Encantada

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Quanto vale uma mulher?


Quanto vale uma mulher? Com que moeda você iria comprá-la?
Se tomar minha história como exemplo, valho menos que um objeto, sou coadjuvante nessa narrativa.
Fui usada, abusada, descartada e injustiçada numa família chauvinista sem exceção.
Aquele que levou a herança de filho mais velho, mesmo sendo o 4º filho não soube ser misericordioso para comigo, Tamar, sua nora.
Sim, estou falando da família de Judá, o patriarca, 4º filho de Jacó, que veio a ser o primeiro em excelência, influência e riqueza.
Casei-me com seu filho mais velho, Er, mas fui uma esposa infeliz. Aturar perversidades do marido machuca qualquer coração. Quem nunca foi machucada por causa da maldade dos outros? Mas o pior de tudo foi ter de suportar o luto sem nem ao menos ter tido um filho.
Viúva, sem filhos, dupla vergonha e marginalização. O que foi que eu fiz para merecer tal destruição?
Porém um costume da época e de nossa sociedade ditava que, se um homem morria sem filhos, o irmão a viúva tomava para manter a genealogia.
Então, após sofrer tantos desatinos, fui entregue como objeto de procriação a outro, irmão do falecido, e Onã se tornou meu segundo marido.
Por saber que o fruto gerado de nossa relação não seria seu filho considerado, Onã derramava sua semente no chão, deixando Deus muito decepcionado.
Imaginem só minha angústia e tristeza, ser usada por prazer, mas sem filhos poder ter, por mero capricho e malvadeza.
E, como se não bastasse tanta desgraça, veio Onã também a falecer e, viúva pela segunda vez, fui devolvida para casa, a fim de esperar o terceiro irmão crescer.
Promessas, promessas, promessas que nunca chegaram a vingar. Uma vida rasgada, machucada por um pai e seus três filhos. Dor na alma que não quer calar.
O terceiro filho cresceu, o pai enviuvou, mas a promessa não cumpriu, e sozinha me deixou.
Até que Judá apareceu trabalhando perto daqui. Encontrei-o, mas não me reconheceu. De prostituta me vesti.
Foi a chance da minha vida, nenhum homem a me controlar. Prazer sentido, vingança cumprida. Penhorou suas coisas prá me pagar.
Então senti crescendo em mim vida que Deus gerou. Alegria renascida, esperança que transbordou.
Ao saber da gravidez, Judá mandou-me para a morte, mas o mesmo penhor que em minhas mãos o condenava livrou minha sorte.
E após toda essa triste história de dor, sofrimento, viuvez, privação de filhos, abandono, abuso, esquecimento e injustiça, mesmo não sendo mais tocada por homem nenhum, fui abençoada com gêmeos: Perez e Zerá.
Que sofrimento é tão grande que não deixe passar uma réstia de luz? Que maldade tão esmagadora exista que não permita uma escolha diferente para si?
Não foi ideal meu caminho, nem florida minha jornada. Muitos me tiveram por pecadora, amaldiçoada. Poesia não se mostra em tudo pela vida e a injustiça grita em nossos ouvidos.
Mesmo assim sou voz ativa, não passiva, nessa história de homens que pensavam estar escrevendo no livro da redenção.
E o mais importante de tudo é que meu nome aparece na lista de quem verdadeiramente fez História para a nossa salvação.

Referências Bíblicas: Gênesis 38; Mateus1:1-3

Adaptação de Angela Natel – 01/06/2011.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Enganada!


Você já foi enganado por alguém? Já experimentou essa sensação?
É um sentimento amargo que se forma na alma, gosto de mentira, gosto de traição.
No meu caso, acho que foi pior. Eu fui feita pelas mãos de Deus, de uma parte de um homem. Eu sou a primeira mulher, uma novidade, criada para completar, ajudar e caminhar lado a lado com Adão, para juntos cuidarmos da criação de Deus, termos filhos e dominarmos os animais.
Era realmente o paraíso, no pleno sentido da palavra. Mas foi bem no meio desse cenário que aconteceu... fui enganada!
É triste só de lembrar, me causa indignação.
Depois de ser criada, fui recebida com romantismo e paixão. Logo depois, Adão me repassou as ordens que tinha recebido de Deus sobre não comer do fruto de certa árvore. Prá mim, parecia simples, até o dia em que uma serpente apareceu com uma conversa estranha que me confundiu. Ela estava contradizendo o que Adão tinha falado que era a ordem de Deus mas, como ele estava comigo e não a desmentiu, julguei ter ouvido mal, e assim fui entrando no papo, ora respondendo, ora me contradizendo e... já que Adão, que estava ao meu lado, não se manifestou, aceitei comer daquele fruto, o da árvore proibida, e também entreguei a Adão, que comeu sem problemas.
Deus, mais tarde, veio e nos corrigiu, mostrando as conseqüências de nossa desobediência, do nosso erro.
Fui enganada... seja pela omissão de meu marido, seja pelas palavras distorcidas da serpente, seja pela falta de contato direto com Deus.
Sim, porque desde então vivemos tão distantes de Deus e um do outro... sofrendo, esperando ver nossos filhos crescerem e, quem sabe um dia, vencer a serpente.

Adaptação de Angela Natel.

Baseada nos textos bíblicos de Gênesis capítulos 2 e 3 e 1ª Timóteo 2:14 e no livro “O silêncio de Adão”, de Larry Crabb.

domingo, 28 de agosto de 2011

Grupo de coordenadoras - Mulheres Menonitas


Amadas, graça e paz!
Só relembrando, durante o XX congresso menonita da AEM, deliberamos em conjunto que começariamos a pensar na construçao do reino de Deus de forma articulada com todas as mulheres de nossa aliança e formamos um grupo de coordenadoras, que sao: Daniele Coimbra, regiao 1 - Mirian Mina Peters, regiao 2 - Antonia Verbena, regiao 3 -
Ariadne Menezes, regiao 4 - Valéria Alvarenga, regiao 5- Deusilene Milhomem, regiao 6.
Incluo a esta lista de colaboradoras e creio que a amadas irmas concordaram comigo, os nomes de: Angela Natel, que nos ajudara na confecçao do blog e na divulgaçºao de nossas açºoes.Angela Oliveira, secretaria executiva da AMAI, associaçºao menonita de açºao integral, que nos orientara, no quesito campo social, que deverá ser uma das areas de grande atuaçao nossa. AValdete campos, colocamos o email do seu esposo, pois nºao encontrei o dela, que será o nosso braço em Missoes; outra area de suma importancia no trabalho do Senhor. A Pr. Rosalina, será a irma que estará nos motivando na produçºao de nossas açoes, que sejá nos relatos de experiencias, que seja em reflexóes e no futuro proximo em artigos teologicos. Acrescento ao grupo a querida irma Linda Shelly que tem sido uma força mundial em nossa denominaçao, na divulgaçao dos principios basicos do evangelho integral, amar e amar a todos e a todas sem destinçao.
Aguardo noticias e sugestoes
Em Cristo
Valéria alvarenga
pastora da Igreja Evangelica Menonita - Lagoa Encantada

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Estamos no facebook!



É com grande alegria e comunico que temos uma pagina no Facebook. O link está abaixo. Peço àquelas que já tenham conta nesta rede de relacionamento que acessem também esse perfil que, a partir desse momento, é Seu e Nosso. Se não possui a conta, o acesso é facil e gratuito. Espero que em curto espaço de tempo tenhamos todas nesta rede para podermos ter um momento de conversa coletiva.
Lembrando que foi a nossa querida irmã Angela Natel que fez o perfil e que ela está aguardando noticias das amadas irmãs com seus eventos e fotos e/ou pedidos de oração para postar em nossa página. O e-mail para Angela constará abaixo, também.
Coloquei as fotos do I Encontro de Mulheres Menonitas da Lagoa Encantada, que foi em Agosto aqui em Recife, no Facebook também. Espero noticias de todas.
Precisamos de fotos para o nosso perfil. Vamos providenciar outras, acredito que em outubro poderemos tirar fotos juntas em nosso encontro de lideres e pastores em São Paulo. Depois podemos falar melhor sobre isso.

https://www.facebook.com/pages/Grupo-de-Mulheres-Te%C3%B3logas-Anabatista-Menonitas-do-Brasil/269176496427201?sk=
wall


eetown@gmail.com (email de Angela Natel)





Valéria alvarenga

pastora da Igreja Evangelica Menonita - Lagoa Encantada

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Boas vindas!

É com muita alegria e com o senso de responsabilidade aguçado, que iniciamos o Grupo de Mulheres Teólogas Anabatista-Menonita do Brasil. Esse movimento que teve seu inicio com as mulheres menonitas do continente africano na década dos anos 80; tem crescido e se propagado pelos continentes, germinando no coração das mulheres menonitas o desejo de servirmos a Deus numa dimensão macro, diminuindo as fronteiras das ações sociais e do amor de Cristo.