quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Traidora!


Você não esteve em meu lugar, mas já teve que fazer uma escolha em que sabia que iria se arrepender pelo resto de sua vida?
Minha fama é de traidora. Alguém que entregou a pessoa amada nas mãos de seus piores inimigos: o meu próprio povo! Má fama é algo que se apega a você como uma tatuagem cobrindo toda a sua alma. Não há mais como se livrar dela.
Traí o homem a quem mais amei em toda a minha vida, acredite se quiser. Como você agiria em meu lugar? Tendo que escolher entre dinheiro e a vida da pessoa amada. Ele era um estrangeiro vivendo em nosso meio, então recebi a proposta. O que você escolheria?
Sim, eu sou Dalila. Ainda me acha uma traidora? Eu receberia 13 quilos de prata de cada líder filisteu caso descobrisse o segredo de sua força.
Então passei noite após noite, em terríveis tentativas, Sansão só me inventava mentiras, e caí em todas elas, delatando minhas intenções. Até que, vencido pelo cansaço e chantageado pelo nosso amor, contou-me seu precioso segredo.
Se tão somente ele tivesse me dirigido o olhar, logo após eu ter mandado arrancarem aquelas suas tranças, tenho certeza que seu olhar me seria de amor. Um olhar de amor após uma traição. Sim, ele amou uma traidora.
Penso que assim deve ser a figura de um herói, um grande guerreiro, um Rei!
Mas a culpa que carrego por ter sido responsável pelos seus olhos furados e, mais tarde, por sua morte, é assustadoramente um alívio.
Sim, porque amando-o e conhecendo-o como amei e conheci, sei de seu prazer em destruir seus inimigos, ainda que fossem meu povo, e do chamado de seu Deus, que cumpriu ao morrer.
Minha família, meu povo, quem sou, o que tenho, nada disse teve sentido sem o toque desse homem apaixonado, forte e destemido e completamente determinado a cumprir sua missão.
Nenhuma outra marca ficou mais fundo gravada em meu coração do que a marca dessa traição.
No fim das contas, não foi Sansão a quem traí, foi a mim mesma e ao fogo que ardia dentro de mim todas as vezes que ele me contava as histórias do seu povo e do seu Deus. Percebi, então, que ao tentar salvar minha família, foi que a perdi, e ao tentar defender meu povo e cultura desperdicei a chance de receber nova vida ao lado do único que verdadeiramente me amou.

Adaptação de Angela Natel

Referências Bíblicas: Juízes 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário